7 de jul. de 2014

Roof Culture - Subir ou Não subir?



Roof Culture - ao pé da letra, cultura do telhado
"Dois anos na realização do vídeo e nenhuma autorização. Esse projeto é sobre um grupo de jovens renegados numa aventura contra a multidão e com a ânsia de mostrar uma perspectiva diferente e jeito de levar a vida...Isso é Roof Culture."
Tradução livre da descrição do vídeo

Já há algum tempo é cada vez maior o número de vídeos de tracers explorando telhados, prédios altos, construções, shoppings e outros espaços mesmo que seja propriedade privada ou com o risco de serem parados pela polícia. Quem acompanha os storror, toby segar, etc sabe que eles têm essa característica. No brasil não é incomum ver que esse comportamento, as "night mission" ou missões noturnas, normalmente feito com poucos tracers e sem ampla divulgação, ocorrem pelas grandes capitais.


Zico correa recentemente lançou a série Parkopa.




"A inciativa PARKOPA surgiu simplesmente do fato que em dias de jogos do Brasil na COPA do mundo, Zico Correa viu a oportunidade de aproveitar para fazer parkour na cidade vazia. Tendo a iniciativa de explorar os lugares que antes eram cheios de restrições ou muito publico e agitado. Agora com os jogos a área ficou mais tranquila, porém ainda não liberada. 
Todos PARKOPAS gravados até agora foram feitos por um profissional do parkour com 10 anos de treino, tendo experiencia suficiente para gravar as cenas de primeira, passando rápido pelos lugares, quase que sem ser visto. Os riscos com seguranças ainda existem.
A ideia cresceu e expandiu o que seria os limites do parkour em relação ao ambiente. Nesse clima de festa as pessoas tem a oportunidade de explorar uma pouco mais além do que antes era a zona de conforto num treino... ou seja, dar continuidade no seu próprio PERCURSO."
retirado da Página do Facebook

Será que é pelo explorar? pelo desafio? Pela aventura? Sempre fez parte do Parkour? É algo positivo? Há limites? Consequências?

É difícil responder essas perguntas diretamente, mas vale a reflexão.

De certa forma, desde os vídeos antigos de Belle ou dos filmes dos Yamakasi, essas ações já ocorriam. Porém elas tinham motivos bem diferentes. Nesses antigos percebe-se a questão de seu uso enquanto sobrevivência, necessidade, durar, utilidade. Ao contrário da atual tendência a acavalar movimentos, exibição, viver o agora sem restrição, etc.

O objetivo desse texto é gerar um debate sobre essas mensagens.

Particularmente, sinto-me atraído por essas ações. Se munido de uma consciência social e urbana do que significa esse ato, essa pode ser uma ferramenta incrível de ativismo para uma mudança em como a sociedade encara a cidade e o mundo. Essa ação direta - que carrega essa urgência, riscos, independência, rebeldia, contestação - seria uma afronta ao modo de vida da sociedade passivo e limitado. Mude, Mova a cidade, Mova-se.

Entretanto, se não houver essa consciência, esse potencial pode se perder em uma faísca de inconsequência e irresponsabilidade. O problema é a atitude, é triste perceber alguns tracers passando esse risco por exibição, performance, gravar vídeos e ganhar visualizações / likes no yt, e uma fama passageira. Ou pra fazer uma estampa de camisa. É pra isso que você treina? Entrar em casas, shoppings e outras áreas privadas pode levar a um problema sério. Parkour não é brincar com fogo ou entrar na toca do leão. Ou alguém esqueceu dos tracers que levaram tiros na gringa?

 O que mais me assusta é ver iniciantes, ou de menores, se colocarem pra isso sem o mínimo de reflexão ou preparo; justamente sobre a justificativa de "se ele fizeram, eu também posso." Parkour é seguir o próprio caminho, e não necessariamente seguir tendências.

É preciso ter responsabilidade pelo que se faz. Vale a pena a adrenalina, e se pôr a prova? Cada um deve saber sua resposta. 


E você, o que acha? Já teve essa experiência? Qual sua opinião?

Compartilhe e comente abaixo =]

ps: Parkour e direito criminal é um tema que também é importante pra essa discussão, acompanhem os Textos de Ciro no DCM


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...