Como começar?

Por Gustavo Ivo

A pergunta mais frequente que recebemos durante todos esses anos, como iniciar nessa já tão conhecida atividade  parkour? Como virar um tracer ou traceuse?

Pois bem, essa postagem é pra você que acabou de conhecer a prática, se animou, e já quer começar a saltar muros por aí. Vamos com calma, pequeno padawan. Estamos aqui pra te ajudar, então leia com calma as informações a seguir e prepare-se pra entrar nessa caminhada.


Yamakasi - o grupo de jovens que deu origem ao parkour



Apareça nos treinos.


Simples assim. Saia de casa, pegue seu ônibus, bicicleta, carroça e compareça em um treino. As melhores pessoas que podem te ajudar a começar são praticantes. Então o primeiro passo é procurar por eles e saber sobre a rotina de treinos. Aqui em salvador, você pode achar essas informações: aqui

Se você é de outra cidade, procure nessa lista se há um grupo de parkour em sua cidade: lista

Treinar em grupo e compartilhar experiências são uma das melhores experiências que o parkour pode te proporcionar. Você vai conhecer pessoas incríveis, locais super interessantes, e uma comunidade bem acolhedora.
10° Encontro Brasileiro em Recife

 É pago? Tem professor?

Aqui os treinos são abertos e gratuitos  a qualquer pessoa. Na maioria das cidades também, sempre tem um grupo que pode te ajudar.

Caso você queira um atendimento especializado, algumas cidades têm aulas pagas e academias.

São paulo: Tracer
Guarulhos: Tractiare
Taubaté: Initium
Guaianases: Simeoes Parkour (aulas gratuitas)

Vitória da Conquista/BA: Uesb (aulas gratuitas)

Rio de Janeiro: JJ parkour

Curitiba: Ponto B
Parkour Generations Brasil: São Paulo / Brasília / Belo Horizonte / Florianópolis / Santo André











Exemplo de aula:

Estou sozinho na minha cidade, o que eu faço?

É difícil treinar sozinho, mas não desanime. Muita gente começa assim. O que mais vai te ajudar é informação. Se liga nos próximos tópicos.


Me ensina mortal? E a pular de lugar alto? E saltar entre  prédios?  e assassin's creed?

Calma, pequeno gafanhoto movido à adrenalina. Provavelmente grande parte do que você viu por aí sobre parkour não é exatamente parkour. Então, nesse momento, procure entender mais sobre parkour e vá às fontes. Informação nunca é demais.

No início, evite se arriscar, pular de lugares altos ou imitar o que vê em filmes; procure a base: corrida, fortalecimento, técnicas simples e procure orientação dos experientes.

Se liga aqui: Parkour sem Firulas

Do que eu preciso?

Nada.

Mas eu sou gordo/velho/novo/sedentário/mulher...

Uma das coisas legais do parkour é que não há pré-requisito para se começar, independente de seu histórico em atividades físicas. Se você não tem força, parkour vai te gerar força. Se você não tem coordenação, equilíbrio, parkour vai te proporcionar isso. Vá com calma, entendendo suas dificuldades e aprendendo com os mais antigos. Humildade e paciência são valores de todo tracer.

Lembrando que é sempre recomendável ir a um médico verificar suas condições de saúde no geral.

Paralisia cerebral - parkour: veja
Parkour aos 80: veja
E esse, sem palavras: veja

Para as mulheres
Dicas para se tornar uma traceuse
Grupo Parkour Feminino Brasil
Inspire-se

O que devo treinar?

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, mas esse guia é muito completo e vai te ajudar a dar um norte.

SUPER RECOMENDADOParkour Lab

Não consigo fazer nada, como faço pra pular mais longe?

Paciência e treino. A base do parkour é o condicionamento físico, ser capaz de pular mais longe ou aguentar o impacto de lugares altos, subir muros não é uma tarefa fácil. Incorpore o treino físico em sua rotina que você logo perceberá as mudanças. :)

Dicas: Treino superior / Treino inferior / Exercícios variados / Caba macho

Os desafios físicos fazem parte da raíz do parkour, corridas longas, percursos, percursos pendurado, quadrupedal, barras...parkour veio para nos tirar nos conforto e nos mostrar o quanto somos fracos.

Mas e a roupa e o tênis?

Repetindo, você não precisa de nada. Mas se você quer dicas de roupa e tênis, utilize roupas confortáveis, que não impeçam seus movimentos de braços e pernas, roupas para atividade física.

porque até descalço, de short e na chuva dá pra treinar ;)
É comum ver vários tracers usando calças de moletom folgadas, caso tenha interesse, é só procurar por calças de moletom gg , 3g ou mais. A Flowing confecciona roupas pro mundo do parkour, a Vault também, e o próprio DCM produz camisas.

Sobre tênis, aqui vai um ótimo artigo sobre isso: tênis para parkour

Parkour descalço - descubra seu pé.



E quem é o melhor de vocês? Tem competições?

Ideias como "melhor" não fazem sentido dentro do parkour. Aqui nós entendemos que cada um tem suas próprias dificuldades e caminho próprio a trilhar, realizar tais movimentos com mais técnica ou velocidade ou definir parâmetros de julgamento não representam o que há de importante nos valores parkour: a autonomia, a cooperação, o altruísmo, o persistir, ser forte, os desafios, vivenciar experiências e aprender...

Leia: Uma análise crítica sobre competições / Manifesto

Mas Valores? Então tem filosofia?

Sim!:)

A filosofia é toda a base de ensinamentos que foram herdadas e praticadas pelos fundadores franceses.

Ser forte para ser útil
Ser e durar
Altruísmo e cooperação
Autonomia

Além de várias outras características que vão construindo o comportamento de um tracer: persistir, capacidade de se adaptar, brutalidade, eficiência e segurança, ritmo e fluência, autoconhecimento, autopreservação, dentre outras.

- É importante lembrar que Parkour não tem bíblia com um conjunto de comportamentos bem definidos e imutáveis, os valores e princípios são o reflexo da vivência dos fundadores e do que eles falavam ou defendiam.

Esse tópico vale uma postagem especial.

Dame du Lac - A raíz


Fundadores?
Quem são, o que faziam, o que treinavam..?

Daqui nós vamos entrar na parte histórica do Parkour

Fica aqui um resumão sobre isso: vídeo

se precisar, respire, tome uma água e volte pra ver de novo.



Mètodo Natural.             E à direita, Raymond Belle, o precursor do Parkour


Se animar, aproveita e lê uma leve introdução ao Método Natural: Exercícios que o mundo esqueceu

E o que é? É esporte, arte, filosofia de vida?

Calma, pequeno gafanhoto, essa é uma pergunta que vai nos acompanhar pro resto da vida. E ela pode ter muitas respostas e significados.

Hã? Parkour?
Segundo David Belle, "Parkour é um método de treinamento que nos permite ultrapassar obstáculos tanto no meio urbano quanto natural."

Entrevista com David Belle

Para Julie Angel, uma pesquisadora muito foda lá daquelas bandas, "Parkour é um fenômeno de diversas dimensões que pode ser vivenciado como uma arte, uma disciplina física, um esporte, um conjunto de valores, uma forma de viver livremente; tudo depende das motivações de cada um, sua cultura e conhecimento sobre a história da atividade."

Há? Freerunning?


Para Sebastien Foucan, co-fundador do Parkour e fundador do Freerunning, "Freerunning é a arte de se expressar em seu próprio ambiente, sem limitações: é a arte do movimento e da ação."

Tá, continuo sem entender bulhufas.

Eu entendo. Até hoje às vezes ainda me confundo....mas, como ouvi por aí, parkour tem uma linguagem própria, a linguagem do movimento, você só vai entender quando se movimentar e começar a "conversar" sobre isso.

Sabe onde ouvi isso? Aqui:
SUPER RECOMENDADOAssista esse vídeo


Viva!

Saia para treinar. Parkour é tato, físico, corporal, espiritual. É muito importante você dar atenção à essas informações, mas, mais ainda, à sua experiência. É ela que vai te dar as respostas.

Salte, suba muro, pule banco..você pode se machucar às vezes, mas seja consciente dos seus limites.

Faça de cada experiência, um aprendizado pra vida.


Referências
textos, filmes e outros links


Parkour Salvador
Vídeos e documentários:
Ibyanga Apresenta: I e II
Downloads:
Blogs
Blane (inglês)
Dan edwards(inglês)
Outros:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...